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Pedal "mole" e freio não segura

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Mensagem por Fernando Maciel Qua 24 Jul 2013, 21:24

Olá, pessoal.Hoje, ao voltar pra casa à tarde, levei um baita cagaço affraid !Ao pisar no freio do Tipão, o pedal foi lá embaixo e o carro não segurou!Me apavorei, imagina, e comecei a "pedalar", pisei umas três vezes até que pegou o freio, em cima de uma Scènic, quase morri... Parei o carro e verifiquei o nível do fluido, tava ok, não baixou nada, porém tava AMARELO !!!Alguém já passou por isso?Será que entrou água no sistema?Amanhã pretendo trocar o fluido... Qual é o Dot que eu uso?É fácil trocar em casa ou é melhor pagar?PS: já há algum tempo, ao pisar no pedal, se ouvia um ruído de ar, como se fosse um "sopro", teria algo a ver?Desculpem pela "lista" de perguntas, mas antes de levar no mexânico, gostaria de uma opinião de vocês...Obrigado, desde já Wink ...
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Mensagem por metalico-ba Qua 24 Jul 2013, 21:36

Fernando Maciel escreveu:Olá, pessoal.Hoje, ao voltar pra casa à tarde, levei um baita cagaço affraid !Ao pisar no freio do Tipão, o pedal foi lá embaixo e o carro não segurou!Me apavorei, imagina, e comecei a "pedalar", pisei umas três vezes até que pegou o freio, em cima de uma Scènic, quase morri... Parei o carro e verifiquei o nível do fluido, tava ok, não baixou nada, porém tava AMARELO !!!Alguém já passou por isso?Será que entrou água no sistema?Amanhã pretendo trocar o fluido... Qual é o Dot que eu uso?É fácil trocar em casa ou é melhor pagar?PS: já há algum tempo, ao pisar no pedal, se ouvia um ruído de ar, como se fosse um "sopro", teria algo a ver?Desculpem pela "lista" de perguntas, mas antes de levar no mexânico, gostaria de uma opinião de vocês...Obrigado, desde já Wink ...

Óleo amarelo não sei porque. Pedal mole e soprando é problema da bomba de freio ou no hidrovácuo. O dot é 3 se for freio comum e 4 se for ABS. Não aconselho mexer com freio em casa (e olhe que sou do tipo que mexe em casa) mas freio não recomendo, tem que fazer sangria para tirar o ar do sistema.
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Mensagem por Halles Qui 25 Jul 2013, 10:23

Primeiro, veja nas rodas se há vazamento, seja nas pinças ou nos tambores. Veja também se não há vazamento nos flexíveis (mangotes) dos freios. Não havendo vazamentos, faça a sangria do sistema, pode haver ar no circuito. Se ainda assim não resolver, troque o cilindro mestre.
O fluido pode usar tanto o dot 3 quanto o 4, não há nenhum problema. só não se deve misturar os dois.
Quanto a cor, existem cores diferentes para marcas diferentes de fluidos de freio. Normalmente o dot 3 é azul, mas já vi verde também. Os dot 4 existem nas cores vermelha e amarela, então, pode ser este o que está em seu carro.
Os fluidos de freio deve ser trocados a cada 30.000 km ou um ano, o que ocorrer primeiro, segundo o manual do veículo. A sua verificação dever ser feita a cada 10.000 km, mas tenho por hábito ver os níveis de todos os fluídos todo fim de semana.
O serviço dá pra ser feito em casa, mas se você não tem experiência, leve ao mecânico pra fazer o serviço.
Abraço.
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Mensagem por vinimooca1 Qui 25 Jul 2013, 14:18

Estou com os mesmo problema... O pedal fica mole e o freio quase que não funciona em certos momentos... Já troquei os disco, as pastilhas, e verifiquei o nível do óleo inclusive já sangrei o sistema e nada continua a mesma coisa..

E uma coisa que notei , é que ao pisar no freio, faz um barulho de ar , não sei se isso é normal, eu mesmo nunca tinha reparado alguem sabe me dizer?

Valeu!!

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Mensagem por shark Qui 25 Jul 2013, 15:36

Você mesmo trocou os freios ou foi o mecânico? Se foi o ,mecânico leve lá e cobre a garantia, lembra ele que freio é coisa séria e tem que ser acertado corretamente...

Se vc mesmo trocou, é como o Halles disse acima, o problema pode estar no burrinho mestre, aquela peça onde esta acoplado o reservatório, ou na cuica, aquela redonda atras, e ainda, na válvula reguladora na parte de tras ao lado do tanque. Essas peças é melhor vc levar e avaliar em um mecânico...

Freio é coisa séria e isso tem que ser avaliado profissionamente.

Postarmos intruções sobre certos componentes que envolve segurança, é complicado... Tem coisas que não vale a pena economizar... Responsabilidades tem limites, entende? Se vc fizer errado ou entender errado, pisar no freio e não tiver freio, pode não ter mais tempo para reparar nada no carro!!!

O que estou postando aqui para você, é no geral, o TIPOCLUBE, ajuda no que pode, se chegar ao ponto de desmontar ou fazer reparos em uma peça complexa e até de risco complica e a coisa pode parar, e nesse ponto o resultado positivo é ter identificado pelo menos a peça, para que se ache um profissional que faça o reparo sem te esfolar o bolso...
 
Você é um bom garoto, esteve aqui na minha casa, super legal, e não quero que vc se machuque e corra riscos ai com seu Tipão. Se já fez o básico de trocar as pastilhas e lonas, sangrar, já foi um grande feito. Se o freio esta dando esses problemas envolve peças mais complexas do circuito de hidraulica e tem que ser acertada corretamente e ai, é hora de procurar alguém que conheça técnicamente a coisa para acertar isso, principalmente de freio, suspenção e direção, pois são itens de segurança...

Começe entendendo a coisa pela maneira mais simples, ou seja, como exemplo...Jamais, desça uma ladeira com o Tipo em ponto morto, ou seja desengrenado, ou qualquer carro que use freio motor. Se quiser descer mais rapido jogue uma marcha leve a 4º por exemplo, mas mantenha o motor ligado, se o motor morrer, o que vc tiver de freio não chega a 10% da eficiência dele...

O cara que te disser que o certo é descer em ponto morto, pode chama-lo de idiota!!!

Ve essas partes direito ai...Boa sorte
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Mensagem por vinimooca1 Qui 25 Jul 2013, 17:52

shark escreveu:
Você mesmo trocou os freios ou foi o mecânico? Se foi o ,mecânico leve lá e cobre a garantia, lembra ele que freio é coisa séria e tem que ser acertado corretamente...

Se vc mesmo trocou, é como o Halles disse acima, o problema pode estar no burrinho mestre, aquela peça onde esta acoplado o reservatório, ou na cuica, aquela redonda atras, e ainda, na válvula reguladora na parte de tras ao lado do tanque. Essas peças é melhor vc levar e avaliar em um mecânico...

Freio é coisa séria e isso tem que ser avaliado profissionamente.

Postarmos intruções sobre certos componentes que envolve segurança, é complicado... Tem coisas que não vale a pena economizar... Responsabilidades tem limites, entende? Se vc fizer errado ou entender errado, pisar no freio e não tiver freio, pode não ter mais tempo para reparar nada no carro!!!

O que estou postando aqui para você, é no geral, o TIPOCLUBE, ajuda no que pode, se chegar ao ponto de desmontar ou fazer reparos em uma peça complexa e até de risco complica e a coisa pode parar, e nesse ponto o resultado positivo é ter identificado pelo menos a peça, para que se ache um profissional que faça o reparo sem te esfolar o bolso...
 
Você é um bom garoto, esteve aqui na minha casa, super legal, e não quero que vc se machuque e corra riscos ai com seu Tipão. Se já fez o básico de trocar as pastilhas e lonas, sangrar, já foi um grande feito. Se o freio esta dando esses problemas envolve peças mais complexas do circuito de hidraulica e tem que ser acertada corretamente e ai, é hora de procurar alguém que conheça técnicamente a coisa para acertar isso, principalmente de freio, suspenção e direção, pois são itens de segurança...

Começe entendendo a coisa pela maneira mais simples, ou seja, como exemplo...Jamais, desça uma ladeira com o Tipo em ponto morto, ou seja desengrenado, ou qualquer carro que use freio motor. Se quiser descer mais rapido jogue uma marcha leve a 4º por exemplo, mas mantenha o motor ligado, se o motor morrer, o que vc tiver de freio não chega a 10% da eficiência dele...

O cara que te disser que o certo é descer em ponto morto, pode chama-lo de idiota!!!

Ve essas partes direito ai...Boa sorte
Shark , fui eu mesmo que troquei os freios as pastilha e o disco... hoje eu dei uma olhada nas presilhas da pastilha e a mesma não estava deixando encostar a pastilha no disco direito por isso não estava funcionando bem o freio!!!

E obrigado por se preocupar, e me dar conselhos, realmente freio não é brincadeira não!!!

Valeu!

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Mensagem por vinimooca1 Qui 25 Jul 2013, 17:57

Fernando Maciel escreveu:Olá, pessoal.Hoje, ao voltar pra casa à tarde, levei um baita cagaço affraid !Ao pisar no freio do Tipão, o pedal foi lá embaixo e o carro não segurou!Me apavorei, imagina, e comecei a "pedalar", pisei umas três vezes até que pegou o freio, em cima de uma Scènic, quase morri... Parei o carro e verifiquei o nível do fluido, tava ok, não baixou nada, porém tava AMARELO !!!Alguém já passou por isso?Será que entrou água no sistema?Amanhã pretendo trocar o fluido... Qual é o Dot que eu uso?É fácil trocar em casa ou é melhor pagar?PS: já há algum tempo, ao pisar no pedal, se ouvia um ruído de ar, como se fosse um "sopro", teria algo a ver?Desculpem pela "lista" de perguntas, mas antes de levar no mexânico, gostaria de uma opinião de vocês...Obrigado, desde já Wink ...

Quando eu tive esse problema do pedal ir até o assoalho, levei em um mecanico e o mesmo trocou o flexivel e resolveu o problema!!!

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Mensagem por shark Qui 25 Jul 2013, 20:57

Ok Vini, e cuidado com essa manutenções...Abs
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Mensagem por kennyn Sex 26 Jul 2013, 00:22

Só pegando um bonde no que o Shark disse, descer com o carro uma ladeira em neutro além de perigoso, também e desperdício de gazopa!
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Mensagem por metalico-ba Sex 26 Jul 2013, 07:30

vinimooca1 escreveu:Estou com os mesmo problema... O pedal fica mole e o freio quase que não funciona em certos momentos... Já troquei os disco, as pastilhas, e verifiquei o nível do óleo inclusive já sangrei o sistema e nada continua a mesma coisa..

E uma coisa que notei , é que ao pisar no freio, faz um barulho de ar , não sei se isso é normal, eu mesmo nunca tinha reparado alguem sabe me dizer?

Valeu!!

Vini, injeção, elétrica eu até mexo, mas freio...........sai dessa cara, não mexe não, a economia não vale a pena pelo risco, vai em uma oficina ESPECIALIZADA DE FREIOS e manda revisar tudo, bomba de freio (Cilindro-mestre), hidrovácuo, burrinhos, fléxiveis, pinças, etc...
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Mensagem por Fernando Maciel Sex 26 Jul 2013, 22:10

Ok, pessoal!Amanhã mesmo vou levar num especialista em freios...Valeu pelas dicas, qualquer coisa, tamo aí!
Ah, vou ver o que o mecânico vai trocar e depois posto, assim dá pro pessoal que tem um problema semelhante ao meu ter uma noção de gasto...
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