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Freio "assobiando"

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Mensagem por Fernando Mendes Seg 22 Out 2012, 17:56

Fala amigos...bza
O freio do meu Tipo esta fazendo um barulho chato quando o freio esquenta
ta "assobiando" igual ônibus,kkkkk, mas ta me enchendo.
Alguem sabe o q posso fazer pra resolver?

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Mensagem por shark Seg 22 Out 2012, 18:26

Vc não menciona qual freio, dianteiro ou traseiro. No geral os dianteiros que usam pastilhas, pode ter esse assobio devido a vitrificação nas pastilhas, riscos no disco ou até vitrificação no mesmo. No caso das lonas acontece a mesma coisa, mas na minha opinião as pastilhas é as que causam mais esse efeito. Se o carro esta freando bem, aguarde que pode ser momentaneo e pode sumir, se caso os freios não estiverem atuando bem, convém examinar e sanar esse defeito.

Seu tópico foi movido para a seção correta, ou seja a de Freios, procure abrir tópicos nas seções correspondentes.

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Mensagem por Emerson73 Seg 22 Out 2012, 18:54

Se só faz o barulho quando aciona o freio, pode até ser alguma sujeira, pedrinha, entre as pastilhas/lonas e os discos/cubo mas é bom verificar se não tá gasto e tá "nos ferro" já.
Em ônibus, geralmente é lona gasta, ou inexistente, e o barulho é dos patins com o cubo mesmo.
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Mensagem por Halles Seg 22 Out 2012, 19:58

O Shark disse tudo, pastilhas de freio vitrificadas. O que você pode fazer para acabar com o barulho: retire-as e pegue uma lixa de ferro (aquelas que lanterneiro usa pra lixar massa plástica) e coloque sobre uma superfície plana. Lixe as pastilhas fazendo um 8 sobre a lixa para que fique uniforme o lixamento e quebre a quina das pastilhas (fazer um chanfro na parte superior. Eu faço na inferior também só pra garantir, se quiser fique a critério) e remonte-as no local.
Para as lonas é só lixá-las retirando somente o tambor. Não há necessidade de desmontar o sistema. Depois de pronto, regule o freio traseiro.
Bom serviço.


Só a título de conhecimento, vitrificação é quando as pastilhas estão quentes devido às frenagens e sofre uma brusca refrigeração. Ex.: chega da rua com os freios quentes e joga água pra lavar o carro. Isto faz com que ela (a pastilha) endureça e aí começam os chiados incoveniêntes, sem falar no empenamento dos discos. Aí vem a pergunta: mas e se eu estiver andando e começa a chover? Neste caso é diferente, pois o carro ainda está trabalhando e os freios serão usados de qualquer forma, mantendo então a temperatura. Neste caso o risco de empenamento é muito menor.
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Mensagem por Fernando Mendes Seg 22 Out 2012, 20:40

Valeu amigos,é o dianteiro mesmo que ta fazendo isso,
os discos são novos troquei faz 3 meses junto com as pastilhas.
Vou dar uma olhada no fim de semana e qualquer duvida eu aviso.
Obrigado
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Mensagem por Fernando Mendes Sáb 01 Dez 2012, 15:31

Hoje tive tempo pra dar uma olhada no freio dianteiro,
o barulho está vindo da roda dianteira esquerda
e mais, a pastilha está ficando encostada no disco mesmo sem
o freio está acionado,tem como eu regular isso de alguma forma?
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Mensagem por Fernando Mendes Sáb 01 Dez 2012, 15:56

Ah e com o carro levantado e desengrenado a roda esquerda
garra quando eu tento girar ela com a mão,não chega a travar
mas a roda direita está bem mais "livre" que ela.
Eu procurei no FVM mas não tive nenhuma ideia de como resolver isso.
Ou será melhor trocar as pastilhas?
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Mensagem por Halles Sáb 01 Dez 2012, 16:44

Se for o barulho o problema, se trocar a pastilha isto se resolve.
Não há regulagem na pinça de freio. Ela trabalha da seguinte forma: Ao pisar nos freios o óleo de freio empurra o êmbolo da pinça, que por sua vez força as pastilhas nos discos de freio. Quando se retira o pé dor freio, não mais pressão atuando sobre o óleo de freio, este deixa de agir. Desta forma, pela força centrífuga, o disco meio que recua a pinça, pois este não está mais sobre a pressão de frenagem.
Pra você entender como é isto grosseiramente falando, é como se a pinça voltasse o êmbolo da mesma forma que o voltamos quando trocamos as pastilhas velhas por novas.
Mas se a roda estiver agarrando, pode ser o flexível de freio que não deixa o fluído de freio recuar corretamente, fazendo com que o freio fique agarrando. Neste caso você poderá observar que uma roda estará mais quente que a outra.
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Mensagem por Fernando Mendes Sáb 01 Dez 2012, 17:26

O funcionamento do freio eu já tinha intendido,fiquei um tempo vendo uns videos no
youtube a respeito.Quanto ao flexível,eu troquei eles no final de 2011
e a roda que está fazendo barulho e agarrando esquenta mais do q a outra.
Quando eu tirei a roda observei que o flexível estava fora daquela parte de
fixação que tem no amortecedor e estava encostando na roda e deu
uma "comida" em um ponto dele,mas não furou nem está vazando fluido,
e também não está amassado.
Acho que vou troca-lo pra ver se resolve.

Valeu Halles...
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Mensagem por kennyn Dom 02 Dez 2012, 08:57

Quando eu for mexer no freio do meu, vou dar uma geral, vou ver se troco o fluido, pastilhas, discos, lonas e flexíveis! Vamos ver se fica bom! E ainda vou ter que procurar aquele regulador que tem dentro do tambor de freio traseiro!
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Mensagem por Fernando Mendes Dom 02 Dez 2012, 10:11

Da ultima fez eu fiz isso Kennyn,troquei tudo menos esse regulador
ficou uma beleza, mas agora começo esse barulho e a pegar no disco
vou trocar as pastilhas eo flexível do lado esquerdo.
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Mensagem por Fernando Mendes Qui 13 Dez 2012, 18:29

Opa problema resolvido e custo ZERO...
Levei o carro hoje para olhar esse
problema do freio, ai o cara desmontou o freio e as pastilhas
estão de boa,mas tem uns pinos que eu não sei o nome
que ficam na pinça,perto do parafuso que prende tudo.
Bom ele retirou eles e deu uma lixada e lubrificou tudo
e as pastilhas voltaram a se afastar do disco quando
tiro o pé do freio.Desculpa se não estiver bem explicado,mas está resolvido.

Abraços
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Mensagem por Convidad Dom 16 Dez 2012, 14:16

Nâo sei se o caso mais estive lendo algo a respeito sobre pastilhas de freio e parece que as novas pastilhas que estão chegando ao mercado não podem mais ter na na sua composição o AMIANTO. Conseqüentemente elas estão fazendo barulho e esquentando muito longo dos seus 1º 100 KM.
Bom, não lembro onde eu li a respeito mais prometo procurar algo e postar aqui se localizar.

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Mensagem por Convidad Dom 16 Dez 2012, 14:20

Achei essa ..
Talvez ajude alguma coisa nesse tópico.

http://ig.vrum.com.br/app/301,19/2007/04/28/interna_noticias,24072/index.shtml


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Mensagem por kennyn Dom 16 Dez 2012, 15:33

Bebo post Thales Marangon! Muito útil a dica!
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Mensagem por Convidad Dom 16 Dez 2012, 16:25

As ordens!! Very Happy

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Mensagem por Halles Dom 16 Dez 2012, 17:02

A retirada do amianto das pastilhas de freio já tem um tempinho. Eu estou com este problema também. Troquei discos e pastilhas no início do ano e agora estão vibrando outra vez. trocando uma ideia aqui e ali, descobri um fato que me causou surpresa: o cubo da roda também pode provocar vibração. Já tinha tentado de tudo mas ainda assim continua a vibração. Vou trocar os cubos e os rolamentos pra ver se acaba a dor de cabeça.
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Mensagem por kennyn Seg 17 Dez 2012, 09:18

Vou ver se troco os cubos dianteiros do meu carro tbm, pois o meu carro tbm vibra um pouco!
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Mensagem por Convidad Qua 19 Dez 2012, 21:00

Dessa eu não sabia.
Na minha Week eu tive q trocar o rolamento que estava ruim e ja aproveitei e troquei tudo.
Uma duvida... se vc tirar o cubo nao afeta o rolamento?

Halles escreveu:A retirada do amianto das pastilhas de freio já tem um tempinho. Eu estou com este problema também. Troquei discos e pastilhas no início do ano e agora estão vibrando outra vez. trocando uma ideia aqui e ali, descobri um fato que me causou surpresa: o cubo da roda também pode provocar vibração. Já tinha tentado de tudo mas ainda assim continua a vibração. Vou trocar os cubos e os rolamentos pra ver se acaba a dor de cabeça.

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Mensagem por kennyn Sex 21 Dez 2012, 00:08

Só tirar o cubo não afeta não, mas se tentar tirar o rolamento tem que trocar!
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Mensagem por Halles Sáb 22 Dez 2012, 12:43

Tá errado Kennyn. Quando se retira o cubo do rolamento dianteiro, a parte interna do rolamento sai junto do cubo, ou seja, tem de trocar o rolamento também. Se por acaso sair o cubo sem danificar o rolamento, é porque o cubo estava ruim mesmo, ou o rolamento tem medidas fora do padrão.
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Mensagem por kennyn Dom 23 Dez 2012, 15:56

O cubo que eu disse se referia aquela parte completa, onde vai o cubo e prende a pinça! Desculpe ai pelo vacilo!
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Mensagem por Halles Dom 23 Dez 2012, 19:57

Aquilo se chama manga de eixo, onde se aloja o rolamento.
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Mensagem por kennyn Seg 24 Dez 2012, 16:21

Valeu Halles, ai sim! Agora eu sei como chama!
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Mensagem por Halles Seg 24 Dez 2012, 16:49

Hoje acabei de crer que são os cubos o problema. Fiz algo que ninguém faz mais: mandei retificar os discos antigos. O foda foi que ficaram 1 mm mortos, mas deu pra testar. No início parecia ter resolvido o problema, mas foi assentar as pastilhas no disco que começou a tremer de novo.
Pelo preço de um conjunto de discos novos, não compensa retificar discos velhos, até porque a medida mínima é de 9 mm (vi isto no verso dos meus discos velhos) e o cara me deixa com 8mm. Tudo bem serviu de parâmetro e vi que precisa trocar o cubo mesmo. Vou ver se na quarta feira faço isto, afinal tenho de arrumar uma prensa pra fazer o serviço.
Abraço.
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