tipo clube brasil - forum tipoclube.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

freio de mão não segura

5 participantes

Ir para baixo

freio de mão não segura Empty freio de mão não segura

Mensagem por jroberto1138 Qua 08 maio 2013, 15:49

ola,pessoal,meu freio de mão não esta segurando,pois ja regulei na porca da alavanca até o ultimo e depois dessa regulagem puxa alavanca e segura bem poquinho a roda traseira esquerda,já fiz sangria nas quatro rodas e em tres rodas a sangria foi de boa e a roda traseira lado direito saindo muita bolhinhas o que sera nao tinha vasamento nenhum.

jroberto1138
TIPEIRO
TIPEIRO

Masculino
Número de Mensagens : 72
Idade : 51
Modelo Carro : tipo ie 95 4p
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por shark Qua 08 maio 2013, 17:26

O freio de mão, nada tem a ver com a parte hidraulica. Se voce regulou na alavanca e não subiu, ou as lonas estão gastas (tem que efetuar a troca), ou regula-las, pela catraca encostando-as um pouco mais ao tambor (aproximando), e isso, tem que tirar o tambor. Voce pode tentar com uma chave de fenda a regulagem de aproximação por um dos furos da roda, (sem retirar o tambor), mas é dificil pacas acertar a catraca, porém não é impossível.
Por este método, aciona-se a catraca em varias voltas até as lonas travarem o tambor, feito isso, procede-se ao contrario até o tambor girar livre, isso mantem as lonas mais próximas ao tambor compensando o desgaste.
No caso, se as rodas forem de liga,tem que retira-las, por causa das espessuras dos furos que são maiores do que na roda de ferro, original.

Há também a hipótese de ter algo com defeito, catraca, molas, burrinho, cabo, suporte do cabo do freio, etc... Acesse o link abaixo para ter uma base...
http://www.tipoclube.xpg.com.br/freios-tras/page_01.htm

Quanto as bolhinhas, verifique se não é resultado da ultima manutenção feita e que esta no tópico abaixo, ok?


http://www.tipoclube.com/t2356p15-freio-esta-duro-e-travando-a-roda-dianteira-direita
shark
shark
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Masculino
Número de Mensagens : 3650
Idade : 68
Modelo Carro : Tipo 1.6 IE Prata
Data de inscrição : 18/03/2008

Ficha do personagem
cidade:

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por Halles Qua 08 maio 2013, 17:44

se as lonas estão ok, regulagem das mesmas também, tambor sem desgaste acentuado, pode ser o cabo que está na hora de trocar. Com o tempo ele estica e vai perdendo a eficiência.
Halles
Halles
MODERADOR
MODERADOR

Masculino
Número de Mensagens : 1319
Idade : 52
Modelo Carro : Tipo 1.6 ie azul 93/94
Data de inscrição : 06/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por kennyn Sáb 11 maio 2013, 22:03

Eu aposto na catraca!
kennyn
kennyn
MODERADOR
MODERADOR

Masculino
Número de Mensagens : 1991
Idade : 39
Modelo Carro : Tipo 1.6 I.E Azul
Data de inscrição : 30/03/2011

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por sangoi Dom 12 maio 2013, 20:17

O meu freio de mão só ficou bom depois que toquei as duas catracas(R$80,00 cada uma mais 15 de frete). Tem alguns mexânicos, que quando fazem algum "deserviço" nas roda traseiras, costumam avariar as catracas e as colocam assim mesmo, daí fica difícil ou impossível uma boa regulagem no freio de mão e no próprio freio no pedal, pois deixa de existir a compensação de desgaste das lonas!.
Amigo shark, eu andei lendo uma matéria sobre como regular as catracas do freio e uma das observações mais imperativas feitas no assunto, era sobre o uso da regulagem por chave de fenda ou qualquer outro objeto através do furo existente na roda. Aquela chapinha que corre sobre a porca dentada, ela também trava a referida porca e se for girada a porca dentada sem levantar a chapinha, está sujeito a danificar o sistema de travamento ou regulagem automática do freio, que é feito por essa chapinha quando há desgaste das lonas.
Me desculpe a intromissão, também não sei se me fiz entender, só estou repassando o que eu li sobre o assunto, mas infelizmente não sei dizer onde.
Um abraço.
sangoi
sangoi
FORÇA MECANICA
FORÇA MECANICA

Masculino
Número de Mensagens : 163
Idade : 75
Modelo Carro : Tipo 1.6ie 95/95 - Cinza
Data de inscrição : 29/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por shark Dom 12 maio 2013, 20:48

Você ta certo Sangoi, no caso do meu tipo nem tem essa chapinha-rsrs Mas ela como vc diz é realmente para ter efeito de uma mola, evitando que o parafuso da catraca afrouxe com as vibrações e movimento das lonas ao se acionar o freio. Na verdade ela é que é a catraca. Ao se regular com a chave de fenda engrenada aos dentes, ela sede o rodizio do parafuso de regulagem um dente de cada vez. Esse efeito de regulagem, pode ser feito sem problemas, desde que se acerte com a chave de fenda os dentes e não a catraca própriamente dita.
Agora, o problema de se fazer essa regulagem, é a posição e a visualização dos dentes através de um dos furos da roda, e outra, o efeito de alavanca segurando a roda para não girar também...
Se não tirar a roda do carro, e, apenas um dos parafusos a roda tem que ser a original e de ferro que é mais fina, se for roda de liga, pode esquecer, ou tirar a roda, sem tirar o tambor, ai sim, seria o melhor.
No caso, pode-se tirar o tambor, girar alguns dentes e recolocar, quando não entrar mais o tambor, e pegar na lona, calcula-se e volta-se um pouco a regulagem, até o tambor entrar justinho.
Mas tem um porém...Se a lona fez um sulco no tambor, quando não entrar volta-se um pouco, mas esta se compenando essa borda do sulco (desgaste) e ai quando encaixar o tambor, a lona vai continuar afastada do mesmo jeito.
A opção da catraca serve para esses tambores em que a lona cavou sua trilha e eles não interferem porque a lona esta na posição dela em relação ao sulco criado no tambor. E claro, não se optar por dar um passe ou trocar o tambor...
Da para regular, mas aviso, é bem chato, e aconselho a ter uma lanterna a mão para poder vizualizar os dentes no interior do tambor, e uma chave de fenda decente, e ter paciência, como isso eu tenho de sobra, consigo bons resultados-kakakakakaka

Abs



shark
shark
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Masculino
Número de Mensagens : 3650
Idade : 68
Modelo Carro : Tipo 1.6 IE Prata
Data de inscrição : 18/03/2008

Ficha do personagem
cidade:

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por sangoi Dom 12 maio 2013, 21:08

Valeu amigo shark, tuas explicações sempre são altamente profissionais, compreensíveis e agradáveis de ser ler.
Um grande abraço.
sangoi
sangoi
FORÇA MECANICA
FORÇA MECANICA

Masculino
Número de Mensagens : 163
Idade : 75
Modelo Carro : Tipo 1.6ie 95/95 - Cinza
Data de inscrição : 29/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por jroberto1138 Dom 12 maio 2013, 23:14

ok,amigos vou dar uma olhada amanhã e posto aqui blz.

jroberto1138
TIPEIRO
TIPEIRO

Masculino
Número de Mensagens : 72
Idade : 51
Modelo Carro : tipo ie 95 4p
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por kennyn Qua 15 maio 2013, 19:55

Tenho que trocar a catraca do meu carro, pois não tá funcionando muito bem não!
kennyn
kennyn
MODERADOR
MODERADOR

Masculino
Número de Mensagens : 1991
Idade : 39
Modelo Carro : Tipo 1.6 I.E Azul
Data de inscrição : 30/03/2011

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por jroberto1138 Qui 16 maio 2013, 00:21

o meu dei uma regulada na catraca e resolveu ficou bom,blz

jroberto1138
TIPEIRO
TIPEIRO

Masculino
Número de Mensagens : 72
Idade : 51
Modelo Carro : tipo ie 95 4p
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

freio de mão não segura Empty Re: freio de mão não segura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos