tipo clube brasil - forum tipoclube.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais uma reportagem sobre o Xenônio

2 participantes

Ir para baixo

Mais uma reportagem sobre o Xenônio Empty Mais uma reportagem sobre o Xenônio

Mensagem por Convidad Ter 07 Abr 2009, 08:31

Segurança - Uma luz sobre o xenônio



Pedro Cerqueira - Estado de Minas


Num cenário de trevas, repleto de dúvidas e informações contraditórias, especialista esclarece os pontos principais a respeito do uso dos faróis de descarga de gases
Jackson Romanelli/EM/D.A Press - 21/1/09
Mais uma reportagem sobre o Xenônio 12387919828409409523
Identificadas pela coloração azulada, as luzes de xenônio adaptadas em faróis comuns causam ofuscamento nos condutores dos demais veículos

Apesar de já ter regulamentado o uso dos faróis de xenônio (pela Resolução n.º 294) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) continua reunindo a Câmara Temática que trata do assunto para discutir alguns pontos ainda conflitantes, prova de que o órgão não esgotou as discussões antes de publicar a tal resolução. O engenheiro eletrônico Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da Osram, elucidou as principais questões técnicas que envolvem o assunto.

Gambiarra
A crítica sobre a adaptação do kit xenônio nos faróis diz respeito à deturpação do projeto, que tem como base a intensidade luminosa da lâmpada utilizada. Como essa adaptação é feita em faróis comuns, construídos para o uso de lâmpadas halógenas, e não de xenônio (que ilumina três vezes mais), a distribuição da luz fica desconfigurada. Isso porque o farol tem componentes que distribuem as áreas que vão receber mais ou menos intensidade luminosa, como: a linha de corte horizontal, que não permite a luz ultrapassar determinada altura; a linha que abre em 15 graus a iluminação à direita, para iluminar o acostamento e as placas de sinalização; e a linha que corta o facho do lado esquerdo para impedir que a luz atrapalhe os motoristas que trafegam em sentido contrário. Com maior emissão de luz, essa distribuição, que deve obedecer às normas técnicas, é feita de forma absolutamente descontrolada e ofusca os outros motoristas, provocando insegurança.

Outros problemas
Como as lâmpadas de xenônio só acendem com uma tensão elétrica muito forte, cerca de 20 mil volts, seu funcionamento exige uma parte eletrônica extremamente complexa. Tanta tensão elétrica circulando pelos cabos do veículo exige o uso de filtros para impedir que esses pulsos elétricos atinjam o sistema eletrônico do veículo e causem pane em sistemas como o airbag, ABS e EBD. Experiências mostraram que muitos desses sistemas de partida do farol não estão adequadamente construídos para filtrar todos esses pulsos que circulam na parte elétrica do veículo. Os fabricantes já estão pensando em cortar a garantia de veículos que tiveram o kit xenônio instalado.

Regulagem
Por emitir uma grande quantidade de luz, o farol de xenônio exige o uso de um sistema de regulagem que compense qualquer irregularidade do solo para impedir que a luz incida sobre os outros veículos. Esse ajuste deve ser dinâmico, automático e sem interferência do condutor do veículo, que deve se preocupar com outras coisas. O ajuste a de altura de fachos dos faróis tem de ser sempre automático para garantir segurança. O farol de xenônio não pode representar perigo em hipótese alguma.

Limpeza
O sistema de limpeza também é importante porque qualquer poeira em cima do farol provoca a dispersão de luz e consequentemente ofuscamento dos demais condutores. Imaginem esse farol sujo.

Adaptação
Não existe no mercado uma forma de adaptar num veículo a regulagem automática e o lavador de faróis. Na Europa existe a troca do sistema feito para lâmpadas halógenas por outro que atende as exigências do xenônio: novo farol, com refletores próprios para a lâmpada de xenônio, e dispositivos de regulagem e limpeza. Porém, essa troca é muito dispendiosa.

Outras opções
Se a intenção é aumentar a eficiência do sistema de iluminação, existem lâmpadas de alta performance que oferecem uma quantidade de luz maior (de acordo com as normas de trânsito) com a mesma potência das comuns. Uma dessas lâmpadas emite 90% mais luz que as convencionais na região de 50 a 75 metros, que é onde se concentra a visão do condutor. Também existem lâmpadas que corrigem a tonalidade da cor da luz, que produz um efeito mais estético do que de eficiência, deixando a luz do veículo mais branca.

Conclusão
Por isso, é inviável aplicar a luz de xenônio sem prejudicar a segurança.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma reportagem sobre o Xenônio Empty Re: Mais uma reportagem sobre o Xenônio

Mensagem por Alexandre Henrique Ter 07 Abr 2009, 09:08

Excelente matéria Thales; a melhor opção é usar as da Philips, pois esta dentro da lei e trás um efeito luminoso bem próximo ao xénon
Alexandre Henrique
Alexandre Henrique
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Masculino
Número de Mensagens : 2158
Idade : 53
Modelo Carro : Tipo 1.6 ie 95
Data de inscrição : 18/03/2008

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma reportagem sobre o Xenônio Empty Re: Mais uma reportagem sobre o Xenônio

Mensagem por ELTON_GUSMAO Ter 07 Abr 2009, 09:18

proibido ou não, eu vou colocar um xenon no carro ainda

mas vou colocar a de 6000k que é branca

não vou esquecer de fazer o tuto

abraços
ELTON_GUSMAO
ELTON_GUSMAO
TIPEIRO EXPERT
TIPEIRO EXPERT

Masculino
Número de Mensagens : 677
Idade : 44
Modelo Carro : Logan 1.6 2013 / Clio 1.0 16V 2003
Data de inscrição : 24/06/2008

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma reportagem sobre o Xenônio Empty Re: Mais uma reportagem sobre o Xenônio

Mensagem por Convidad Ter 07 Abr 2009, 09:45

ahushuhausas
LoL
essas luzes no transito deixa cego legal ^^

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma reportagem sobre o Xenônio Empty Re: Mais uma reportagem sobre o Xenônio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos