Pastilha de freio dianteira
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Emerson73
sangoi
Fernando Mendes
dj bico
ELTON_GUSMAO
Alexandre Henrique
10 participantes
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Re: Pastilha de freio dianteira
Concordo inteiramente com vc amigo Halles. Só não fiz no meu por culpa da preguiça, mas sempre tive essa vontade.
Um abraço.
Um abraço.
sangoi- FORÇA MECANICA
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Número de Mensagens : 163
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Modelo Carro : Tipo 1.6ie 95/95 - Cinza
Data de inscrição : 29/11/2009
Re: Pastilha de freio dianteira
Aproveitando o assunto,
levei meu carro pra trocar as pastilhas de freio hoje
pois não tenho muita habilidade com isso,
(mas também nunca tentei...rsrsrs)
Ai o kra me falo que alem das pastilhas de freio
tenho que trocar os discos também
pois o disco da roda esquerda ta ruim e por isso ta fazendo
barulho ele esta um pouco empenado.
Isso pode acontecer mesmo,o disco de freio empenar?
Ainda não deixei fazer o serviço,marquei pra sabado.
levei meu carro pra trocar as pastilhas de freio hoje
pois não tenho muita habilidade com isso,
(mas também nunca tentei...rsrsrs)
Ai o kra me falo que alem das pastilhas de freio
tenho que trocar os discos também
pois o disco da roda esquerda ta ruim e por isso ta fazendo
barulho ele esta um pouco empenado.
Isso pode acontecer mesmo,o disco de freio empenar?
Ainda não deixei fazer o serviço,marquei pra sabado.
Fernando Mendes- TIPEIRO
-
Número de Mensagens : 253
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Modelo Carro : Tipo 1.6 i.e
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Pastilha de freio dianteira
Discos dianteiros empenados na minha opinião, só com uma bela pancada na roda, e bem dada, o que pode estar ocorrendo, é que após um tempo, são criados sulcos no disco devido ao desgaste irregular das pastilhas.
Existem lojas que dão o famoso passe (não é de pai de santo), serviço executado em torno, para nivelar a superficie dos discos, após isso, dependendo da espessura padrão, aplica-se pastilhas de espessura maior para compenssar.
Tem que analisar essas possibilidades, viabilizando os custos, aqui em sampa serviços de torno na faixa de R$ 10,00 cada disco, pode se aplicar as pastilhas do Monza, na faixa de R$ 14,00 o par, ou um disco novo que aqui esta na faixa de R$ 50,00 (troca).
Se voce tirar a roda, fixar uma chave de fenda em um ponto qualquer de modo que a ponta da chave se alinhe com a borda do disco e girando o mesmo devagar e observar o vão entre a ponta da chave e a borda do disco, da para voce verificar se o mesmo esta ou não empenado...
É apenas uma dica pratica para voce viabilizar o que pode gastar e definir se a mão de obra do mecânico não esta abusiva, assim como o preço das peças...
Abs
Existem lojas que dão o famoso passe (não é de pai de santo), serviço executado em torno, para nivelar a superficie dos discos, após isso, dependendo da espessura padrão, aplica-se pastilhas de espessura maior para compenssar.
Tem que analisar essas possibilidades, viabilizando os custos, aqui em sampa serviços de torno na faixa de R$ 10,00 cada disco, pode se aplicar as pastilhas do Monza, na faixa de R$ 14,00 o par, ou um disco novo que aqui esta na faixa de R$ 50,00 (troca).
Se voce tirar a roda, fixar uma chave de fenda em um ponto qualquer de modo que a ponta da chave se alinhe com a borda do disco e girando o mesmo devagar e observar o vão entre a ponta da chave e a borda do disco, da para voce verificar se o mesmo esta ou não empenado...
É apenas uma dica pratica para voce viabilizar o que pode gastar e definir se a mão de obra do mecânico não esta abusiva, assim como o preço das peças...
Abs
Re: Pastilha de freio dianteira
Valeu pela dica Shark,vou fazer esse teste,agora quanto a esses sulcos no disco como identificar isso?
Eu nem cheguei a olhar os preços dos discos,mas as pastilhas do monza é R$20,00 a original do tipo R$55,00,vou optar pela do monza.
Valeu
Eu nem cheguei a olhar os preços dos discos,mas as pastilhas do monza é R$20,00 a original do tipo R$55,00,vou optar pela do monza.
Valeu
Fernando Mendes- TIPEIRO
-
Número de Mensagens : 253
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Modelo Carro : Tipo 1.6 i.e
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Pastilha de freio dianteira
Passando os dedos por uma area do disco vc percebera os sulcos, se estiver lisinho, nada a ver, porém cuidado se andou com o carro, pois pode queimar o dedo, ok?
Abs
Abs
Re: Pastilha de freio dianteira
Valeu Shark...vou fazer isso pra ter certeza.
Fernando Mendes- TIPEIRO
-
Número de Mensagens : 253
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Modelo Carro : Tipo 1.6 i.e
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Pastilha de freio dianteira
Deixa eu dar um pitaco nesta história. Os discos de freio empenam sim e da forma mais boba, choque térmico. Mas como?
Simples, rodou com o carro e logicamente os discos esquentam devido ao atrito entre as pastilhas e ele. Desta forma, estando eles quentes ao se chocarem com qualquer forma de líquido em temperatura ambiente, ocorre o choque térmico. Ex. você acaba de chegar do serviço e resolve lavar o carro e mete água sem dó nas rodas. Parabéns, você acaba de empená-los, e se não trincá-los.
Aí você pergunta, mas e na época de chuva, onde pego poças d'água?
Como o ambiente está sempre frio os discos trabalham mais frios e assim não empenam e nem trincam. Note que eles ficam, às vezes, meio imprecisos num primeiro momento, e depois volta ao normal. É a água entre os elementos (disco e pastilhas).
Quanto ao desgaste, todo disco tem espessura mínima (veja esta tabela: http://www.trw.com.br/trw/upload/catalogo/Disco_e_Tambor.pdf ) e se estiverem abaixo do recomendado, está na hora de trocar.
Realmente existe o passe, mas o valor do serviço cobrado não é diferente de um jogo de discos novos (troquei os meus recentemente e foram praticamente o mesmo preço) e se estiverem com sulcos muito fundos, também é preferível trocar.
É só pra completar a informação.
Abraço.
Simples, rodou com o carro e logicamente os discos esquentam devido ao atrito entre as pastilhas e ele. Desta forma, estando eles quentes ao se chocarem com qualquer forma de líquido em temperatura ambiente, ocorre o choque térmico. Ex. você acaba de chegar do serviço e resolve lavar o carro e mete água sem dó nas rodas. Parabéns, você acaba de empená-los, e se não trincá-los.
Aí você pergunta, mas e na época de chuva, onde pego poças d'água?
Como o ambiente está sempre frio os discos trabalham mais frios e assim não empenam e nem trincam. Note que eles ficam, às vezes, meio imprecisos num primeiro momento, e depois volta ao normal. É a água entre os elementos (disco e pastilhas).
Quanto ao desgaste, todo disco tem espessura mínima (veja esta tabela: http://www.trw.com.br/trw/upload/catalogo/Disco_e_Tambor.pdf ) e se estiverem abaixo do recomendado, está na hora de trocar.
Realmente existe o passe, mas o valor do serviço cobrado não é diferente de um jogo de discos novos (troquei os meus recentemente e foram praticamente o mesmo preço) e se estiverem com sulcos muito fundos, também é preferível trocar.
É só pra completar a informação.
Abraço.
Halles- MODERADOR
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Data de inscrição : 06/09/2009
Re: Pastilha de freio dianteira
Halles amigão, respeito a informação que voce passou sobre o empenamento, porém discordo em partes. A industria automobilistica quando desenvolve um projeto, efetua testes de controle de qualidade e resistencia de materiais, eu mesmo já trabalhei com programação de controle de qualidade, em empresa que prestava serviço para a FORD por exemplo. Eram feitos testes nos tecidos de confecção dos bancos por exemplo, para detectar a resistencia à umidade, calor excessivo, ultra-violeta e até simulando um carro no sol e fechado para detectar essa resistência no tecido, descoramento, enfim, testes rigidos, etc...
Disco de freio é coisa séria, e com certeza foi efetuado testes, prevendo até o fator temperatura aliado ao choque termico.
Garanto a voce que não tem como prever voce estar andando com o carro durante um bom tempo a ponto de superaquecer os discos e de cara sem mais nem menos pegar uma poça d´água qualquer e dar pau de empenamento nos discos, mas os bam-bam-bam da industria automobilistica previram isso, E eu acredito nisso, principalmente em se tratando do TIPO, pelo menos os importados.
As rodas originais são projetadas para que o desenho dela forneça ventilação aos discos para resfriamento, nesse ponto, quando se muda o desenho (trocando de roda por outro modelo) pode até ser que esse fator contribua para anular esse efeito, mas fadiga de material a ponto de não suportar o choque térmico, só se for um ou outro que escapou aos testes, ou que a fabrica tenha negligenciado, nesse aspecto pode acontecer...
Com relação ao passe, concordo, existe um limite de espessura para isso, aqui em Sampa é R$ 10,00, assim como passe nos tambores traseiros, já ai em Minas não sei a politica como é e discos novos na média de R$ 50,00, tambores traseiros R$ 40,00.
O Fernando postou para as pastilhas originais um valor de R$ 55,00, com certeza bem abusado, mas é o tal negócio, em casa de auto-peças pediu peças para TIPO, é como pedir peças para Ferrari, se não conhecer a loja e o dono, voce ta lascado!!!
Obs... Com certeza se trocar o disco por um novo em relação a empenamento ou sulcos que alteram a superficie, sempre é melhor, mas sempre é bom prestar a atenção a avaliação do mecânico que além de ganhar na mão de obra, tira um extra no preço ds peças...
Abs
Disco de freio é coisa séria, e com certeza foi efetuado testes, prevendo até o fator temperatura aliado ao choque termico.
Garanto a voce que não tem como prever voce estar andando com o carro durante um bom tempo a ponto de superaquecer os discos e de cara sem mais nem menos pegar uma poça d´água qualquer e dar pau de empenamento nos discos, mas os bam-bam-bam da industria automobilistica previram isso, E eu acredito nisso, principalmente em se tratando do TIPO, pelo menos os importados.
As rodas originais são projetadas para que o desenho dela forneça ventilação aos discos para resfriamento, nesse ponto, quando se muda o desenho (trocando de roda por outro modelo) pode até ser que esse fator contribua para anular esse efeito, mas fadiga de material a ponto de não suportar o choque térmico, só se for um ou outro que escapou aos testes, ou que a fabrica tenha negligenciado, nesse aspecto pode acontecer...
Com relação ao passe, concordo, existe um limite de espessura para isso, aqui em Sampa é R$ 10,00, assim como passe nos tambores traseiros, já ai em Minas não sei a politica como é e discos novos na média de R$ 50,00, tambores traseiros R$ 40,00.
O Fernando postou para as pastilhas originais um valor de R$ 55,00, com certeza bem abusado, mas é o tal negócio, em casa de auto-peças pediu peças para TIPO, é como pedir peças para Ferrari, se não conhecer a loja e o dono, voce ta lascado!!!
Obs... Com certeza se trocar o disco por um novo em relação a empenamento ou sulcos que alteram a superficie, sempre é melhor, mas sempre é bom prestar a atenção a avaliação do mecânico que além de ganhar na mão de obra, tira um extra no preço ds peças...
Abs
Re: Pastilha de freio dianteira
O mecanico me disse isso que o Halles falou sobre lavar o carro com os discos frios.
Mas quanto aos testes que você me falou Shark,a vida util dos discos já era
principalmente o da roda do lado do motorista que realmente esta empenado
por incrível que pareça,e também já estão bem descastados.
Não tem outra solução sem ser trocar.
Obrigado pelas dicas Halles e Shark ajudaram bastante tirar minhas duvidas
pra não gastar sem necesidades.
E alem disso depois que passei a fazer parte da familia tipo clube aprendi muito sobre a mecanica do nosso carro.Não só vocês como todos os amigos do tipo clube.
Obrigado mesmo...
Ah e não é puxar saco,é gratidão mesmo.
Mas quanto aos testes que você me falou Shark,a vida util dos discos já era
principalmente o da roda do lado do motorista que realmente esta empenado
por incrível que pareça,e também já estão bem descastados.
Não tem outra solução sem ser trocar.
Obrigado pelas dicas Halles e Shark ajudaram bastante tirar minhas duvidas
pra não gastar sem necesidades.
E alem disso depois que passei a fazer parte da familia tipo clube aprendi muito sobre a mecanica do nosso carro.Não só vocês como todos os amigos do tipo clube.
Obrigado mesmo...
Ah e não é puxar saco,é gratidão mesmo.
Fernando Mendes- TIPEIRO
-
Número de Mensagens : 253
Idade : 38
Modelo Carro : Tipo 1.6 i.e
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Pastilha de freio dianteira
Cara troquei os discos do meu carro, ficou outra coisa!
Agora um detalhe, meu carro tinha travado a pinça do lado do passageiro, o disco ficou até vermelho, cheguei em casa, nunca tinha visto algo parecido, peguei um balde com água, e joguei nas rodas, resultado, discos empenados! Troquei os discos e acabou o tchi tchi tchi, nos discos!
Agora um detalhe, meu carro tinha travado a pinça do lado do passageiro, o disco ficou até vermelho, cheguei em casa, nunca tinha visto algo parecido, peguei um balde com água, e joguei nas rodas, resultado, discos empenados! Troquei os discos e acabou o tchi tchi tchi, nos discos!
Re: Pastilha de freio dianteira
AI Kennyn, é outra historia, se avermelhou o que pode ocorrer porque a pastilha estava encostando constantemente e vc jogou agua, voce destemperou o material, tirando a resistencia, e o disco pode ter empenado na proxima freada.
A ponto de avermelhar tem que rodar muito tempo com as pastilhas encostada é o efeito da fricção...E mais, voce poderia ter perdido o freio, porque o circuito hidraulico aquece e o óleo perde a resistência a qual foi proposto...
Abs
A ponto de avermelhar tem que rodar muito tempo com as pastilhas encostada é o efeito da fricção...E mais, voce poderia ter perdido o freio, porque o circuito hidraulico aquece e o óleo perde a resistência a qual foi proposto...
Abs
Re: Pastilha de freio dianteira
Galera, meu disco de freio não tem os parafusos que seguram o mesmo, gostaria de saber se dá para adaptar qualquer parafuso ou se tem que ser o parafuso próprio para disco.
Regis da Silva Rufino- USUARIO
-
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Idade : 36
Modelo Carro : Fiat Tipo 1.6 ie 94
Data de inscrição : 01/02/2011
Re: Pastilha de freio dianteira
Você tá falando daquele parafuso que parece um pino??? Acho que os traseiros servem na frente, vamos ver o que a galera tem a dizer!
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