tipo clube brasil - forum tipoclube.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pastilha de freio dianteira

+6
Emerson73
sangoi
Fernando Mendes
dj bico
ELTON_GUSMAO
Alexandre Henrique
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por sangoi Qui 19 Jan 2012, 12:34

Concordo inteiramente com vc amigo Halles. Só não fiz no meu por culpa da preguiça, mas sempre tive essa vontade.
Um abraço.
sangoi
sangoi
FORÇA MECANICA
FORÇA MECANICA

Masculino
Número de Mensagens : 163
Idade : 75
Modelo Carro : Tipo 1.6ie 95/95 - Cinza
Data de inscrição : 29/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por Fernando Mendes Qui 19 Jan 2012, 13:09

Aproveitando o assunto,
levei meu carro pra trocar as pastilhas de freio hoje
pois não tenho muita habilidade com isso,
(mas também nunca tentei...rsrsrs)
Ai o kra me falo que alem das pastilhas de freio
tenho que trocar os discos também
pois o disco da roda esquerda ta ruim e por isso ta fazendo
barulho ele esta um pouco empenado.

Isso pode acontecer mesmo,o disco de freio empenar?

Ainda não deixei fazer o serviço,marquei pra sabado.
Fernando Mendes
Fernando Mendes
TIPEIRO
TIPEIRO

Masculino
Número de Mensagens : 253
Idade : 38
Modelo Carro : Tipo 1.6 i.e
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por shark Qui 19 Jan 2012, 13:45

Discos dianteiros empenados na minha opinião, só com uma bela pancada na roda, e bem dada, o que pode estar ocorrendo, é que após um tempo, são criados sulcos no disco devido ao desgaste irregular das pastilhas.
Existem lojas que dão o famoso passe (não é de pai de santo), serviço executado em torno, para nivelar a superficie dos discos, após isso, dependendo da espessura padrão, aplica-se pastilhas de espessura maior para compenssar.
Tem que analisar essas possibilidades, viabilizando os custos, aqui em sampa serviços de torno na faixa de R$ 10,00 cada disco, pode se aplicar as pastilhas do Monza, na faixa de R$ 14,00 o par, ou um disco novo que aqui esta na faixa de R$ 50,00 (troca).
Se voce tirar a roda, fixar uma chave de fenda em um ponto qualquer de modo que a ponta da chave se alinhe com a borda do disco e girando o mesmo devagar e observar o vão entre a ponta da chave e a borda do disco, da para voce verificar se o mesmo esta ou não empenado...

É apenas uma dica pratica para voce viabilizar o que pode gastar e definir se a mão de obra do mecânico não esta abusiva, assim como o preço das peças...

Abs
shark
shark
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Masculino
Número de Mensagens : 3650
Idade : 68
Modelo Carro : Tipo 1.6 IE Prata
Data de inscrição : 18/03/2008

Ficha do personagem
cidade:

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por Fernando Mendes Qui 19 Jan 2012, 13:51

Valeu pela dica Shark,vou fazer esse teste,agora quanto a esses sulcos no disco como identificar isso?
Eu nem cheguei a olhar os preços dos discos,mas as pastilhas do monza é R$20,00 a original do tipo R$55,00,vou optar pela do monza.
Valeu
Fernando Mendes
Fernando Mendes
TIPEIRO
TIPEIRO

Masculino
Número de Mensagens : 253
Idade : 38
Modelo Carro : Tipo 1.6 i.e
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por shark Qui 19 Jan 2012, 14:06

Passando os dedos por uma area do disco vc percebera os sulcos, se estiver lisinho, nada a ver, porém cuidado se andou com o carro, pois pode queimar o dedo, ok?

Abs
shark
shark
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Masculino
Número de Mensagens : 3650
Idade : 68
Modelo Carro : Tipo 1.6 IE Prata
Data de inscrição : 18/03/2008

Ficha do personagem
cidade:

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por Fernando Mendes Qui 19 Jan 2012, 14:09

Valeu Shark...vou fazer isso pra ter certeza.
Fernando Mendes
Fernando Mendes
TIPEIRO
TIPEIRO

Masculino
Número de Mensagens : 253
Idade : 38
Modelo Carro : Tipo 1.6 i.e
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por Halles Qui 19 Jan 2012, 15:27

Deixa eu dar um pitaco nesta história. Os discos de freio empenam sim e da forma mais boba, choque térmico. Mas como?
Simples, rodou com o carro e logicamente os discos esquentam devido ao atrito entre as pastilhas e ele. Desta forma, estando eles quentes ao se chocarem com qualquer forma de líquido em temperatura ambiente, ocorre o choque térmico. Ex. você acaba de chegar do serviço e resolve lavar o carro e mete água sem dó nas rodas. Parabéns, você acaba de empená-los, e se não trincá-los.
Aí você pergunta, mas e na época de chuva, onde pego poças d'água?
Como o ambiente está sempre frio os discos trabalham mais frios e assim não empenam e nem trincam. Note que eles ficam, às vezes, meio imprecisos num primeiro momento, e depois volta ao normal. É a água entre os elementos (disco e pastilhas).

Quanto ao desgaste, todo disco tem espessura mínima (veja esta tabela: http://www.trw.com.br/trw/upload/catalogo/Disco_e_Tambor.pdf ) e se estiverem abaixo do recomendado, está na hora de trocar.
Realmente existe o passe, mas o valor do serviço cobrado não é diferente de um jogo de discos novos (troquei os meus recentemente e foram praticamente o mesmo preço) e se estiverem com sulcos muito fundos, também é preferível trocar.
É só pra completar a informação.
Abraço.
Halles
Halles
MODERADOR
MODERADOR

Masculino
Número de Mensagens : 1319
Idade : 52
Modelo Carro : Tipo 1.6 ie azul 93/94
Data de inscrição : 06/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por shark Qui 19 Jan 2012, 16:42

Halles amigão, respeito a informação que voce passou sobre o empenamento, porém discordo em partes. A industria automobilistica quando desenvolve um projeto, efetua testes de controle de qualidade e resistencia de materiais, eu mesmo já trabalhei com programação de controle de qualidade, em empresa que prestava serviço para a FORD por exemplo. Eram feitos testes nos tecidos de confecção dos bancos por exemplo, para detectar a resistencia à umidade, calor excessivo, ultra-violeta e até simulando um carro no sol e fechado para detectar essa resistência no tecido, descoramento, enfim, testes rigidos, etc...
Disco de freio é coisa séria, e com certeza foi efetuado testes, prevendo até o fator temperatura aliado ao choque termico.
Garanto a voce que não tem como prever voce estar andando com o carro durante um bom tempo a ponto de superaquecer os discos e de cara sem mais nem menos pegar uma poça d´água qualquer e dar pau de empenamento nos discos, mas os bam-bam-bam da industria automobilistica previram isso, E eu acredito nisso, principalmente em se tratando do TIPO, pelo menos os importados.
As rodas originais são projetadas para que o desenho dela forneça ventilação aos discos para resfriamento, nesse ponto, quando se muda o desenho (trocando de roda por outro modelo) pode até ser que esse fator contribua para anular esse efeito, mas fadiga de material a ponto de não suportar o choque térmico, só se for um ou outro que escapou aos testes, ou que a fabrica tenha negligenciado, nesse aspecto pode acontecer...

Com relação ao passe, concordo, existe um limite de espessura para isso, aqui em Sampa é R$ 10,00, assim como passe nos tambores traseiros, já ai em Minas não sei a politica como é e discos novos na média de R$ 50,00, tambores traseiros R$ 40,00.

O Fernando postou para as pastilhas originais um valor de R$ 55,00, com certeza bem abusado, mas é o tal negócio, em casa de auto-peças pediu peças para TIPO, é como pedir peças para Ferrari, se não conhecer a loja e o dono, voce ta lascado!!!

Obs... Com certeza se trocar o disco por um novo em relação a empenamento ou sulcos que alteram a superficie, sempre é melhor, mas sempre é bom prestar a atenção a avaliação do mecânico que além de ganhar na mão de obra, tira um extra no preço ds peças...

Abs
shark
shark
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Masculino
Número de Mensagens : 3650
Idade : 68
Modelo Carro : Tipo 1.6 IE Prata
Data de inscrição : 18/03/2008

Ficha do personagem
cidade:

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por Fernando Mendes Qui 19 Jan 2012, 16:53

O mecanico me disse isso que o Halles falou sobre lavar o carro com os discos frios.
Mas quanto aos testes que você me falou Shark,a vida util dos discos já era
principalmente o da roda do lado do motorista que realmente esta empenado
por incrível que pareça,e também já estão bem descastados.
Não tem outra solução sem ser trocar.
Obrigado pelas dicas Halles e Shark ajudaram bastante tirar minhas duvidas
pra não gastar sem necesidades.
E alem disso depois que passei a fazer parte da familia tipo clube aprendi muito sobre a mecanica do nosso carro.Não só vocês como todos os amigos do tipo clube.

Obrigado mesmo...

Ah e não é puxar saco,é gratidão mesmo.
Fernando Mendes
Fernando Mendes
TIPEIRO
TIPEIRO

Masculino
Número de Mensagens : 253
Idade : 38
Modelo Carro : Tipo 1.6 i.e
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por kennyn Qui 19 Jan 2012, 17:28

Cara troquei os discos do meu carro, ficou outra coisa!
Agora um detalhe, meu carro tinha travado a pinça do lado do passageiro, o disco ficou até vermelho, cheguei em casa, nunca tinha visto algo parecido, peguei um balde com água, e joguei nas rodas, resultado, discos empenados! Troquei os discos e acabou o tchi tchi tchi, nos discos!
kennyn
kennyn
MODERADOR
MODERADOR

Masculino
Número de Mensagens : 1991
Idade : 39
Modelo Carro : Tipo 1.6 I.E Azul
Data de inscrição : 30/03/2011

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por shark Qui 19 Jan 2012, 17:52

AI Kennyn, é outra historia, se avermelhou o que pode ocorrer porque a pastilha estava encostando constantemente e vc jogou agua, voce destemperou o material, tirando a resistencia, e o disco pode ter empenado na proxima freada.
A ponto de avermelhar tem que rodar muito tempo com as pastilhas encostada é o efeito da fricção...E mais, voce poderia ter perdido o freio, porque o circuito hidraulico aquece e o óleo perde a resistência a qual foi proposto...

Abs
shark
shark
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Masculino
Número de Mensagens : 3650
Idade : 68
Modelo Carro : Tipo 1.6 IE Prata
Data de inscrição : 18/03/2008

Ficha do personagem
cidade:

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por Regis da Silva Rufino Ter 19 Jun 2012, 20:58

Galera, meu disco de freio não tem os parafusos que seguram o mesmo, gostaria de saber se dá para adaptar qualquer parafuso ou se tem que ser o parafuso próprio para disco.
Regis da Silva Rufino
Regis da Silva Rufino
USUARIO
USUARIO

Masculino
Número de Mensagens : 69
Idade : 36
Modelo Carro : Fiat Tipo 1.6 ie 94
Data de inscrição : 01/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por kennyn Ter 19 Jun 2012, 23:09

Você tá falando daquele parafuso que parece um pino??? Acho que os traseiros servem na frente, vamos ver o que a galera tem a dizer!
kennyn
kennyn
MODERADOR
MODERADOR

Masculino
Número de Mensagens : 1991
Idade : 39
Modelo Carro : Tipo 1.6 I.E Azul
Data de inscrição : 30/03/2011

http://www.tipoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio dianteira - Página 2 Empty Re: Pastilha de freio dianteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos